PROGRAMAS EXPERIENCIAIS

PROGRAMAS CUSTOMIZADOS

Com o uso pleno da educação através da experiência, que através de ambientes lúdicos e sinergizados, permite um maior envolvimento dos participantes na construção do aprendizado.
Aquilo que escuto, esqueço. Aquilo que vejo, eu lembro. Aquilo que faço, eu aprendo.

Confúcio

Os programas experienciais permitem despontar potencialidades, pois são desenvolvidos através de um cenário significativo, estimulante, encorajador e satisfatório, na qual os participantes se sentem motivados e disponíveis para aprender.

Os programas são construídos em conjunto com os clientes, com o objetivo de atender a sua real necessidade. A carga horária se mostra flexível para atender a esta necessidade.

Alguns de nossos programas experienciais

Acelerando Resultados

O PIT STOP é o momento, durante as provas de automobilismo, de maior importância para o trabalho em equipe. É nesta hora de pressão que o trabalho em equipe mostra a sua verdadeira importância, para o resultado final.
O programa “ACELERANDO RESULTADOS” é totalmente desenvolvido dentro de um cenário real das provas de automobilismo, propiciando que a SUA EQUIPE experiencie este momento único.
A partir de uma parceria exclusiva entre PROATIVA e o VELOPARK, este programa foi construído especialmente para que as equipes possam experienciar o seu funcionamento em um ambiente de “alta pressão” por resultados.

Liderança e Cultura

Busca o alinhamento das novas lideranças à cultura da sua organização.
Através de atividades experienciais, os novos líderes são convidados a refletir sobre a cultura onde estão inseridos e entender a melhor prática de liderança neste cenário.

O resultado deste programa é o equilíbrio das crenças - novos líderes e organização.

Programa SIM

O Programa SIM (Sistema de Integração Motivacional) oportuniza aos líderes mobilizarem as equipes de trabalho, exercitando o papel da liderança facilitadora. O diferencial do Programa SIM é a criação de um espaço de construção de aprendizagem, através da utilização de um conjunto de atividades experienciais, conduzidas pelos próprios líderes da organização.

O resultado deste programa é a aproximação entre líderes e equipes, criando um ambiente de trabalho cooperativo e de muita sinergia.

Os 10 Mandamentos do Trabalho em Equipe

Sensibiliza e estimula os participantes quanto à importância das principais premissas comportamentais, que devem estar presentes sempre quando se busca trabalhar em equipe, de maneira integrada e harmônica.

O resultado deste programa são pessoas motivadas e cientes dos comportamentos desejados para membros de equipes.

Os C's do Trabalho em Equipe

Sensibilizar os participantes para práticas centradas na importância do trabalho cooperativo, na busca dos melhores resultados, a partir de comportamentos que facilitem a aproximação entre as pessoas e crie um senso comum, para a importância dos seis grandes sustentadores da eficácia do trabalho cooperativo: comunicar, confiar, cooperar, colaborar, criar e criticar.

A partir deste programa, a organização terá construído um ambiente de trabalho cooperativo, com uma grande interação entre pessoas/equipes.

Os Caçadores das Fotos Perdidas

Utilizando como base o filme “Os Caçadores da Arca Perdida”, cria-se um clima de aventura e desafio no programa. Os participantes divididos em equipes deverão explorar a área determinada, com a finalidade de resgatar fotos perdidas no tempo, para elaboração de um álbum atualizado do local.

Valorização do trabalho cooperativo, a importância da definição de papéis, o pensar antes de agir, atenção aos detalhes, repensar modelos mentais são alguns dos resultados obtidos pelos participantes após a realização deste programa.

O Dia de Sobrevivência

Simular situações de incertezas, proporcionando oportunidades para tomadas de decisões em momentos de risco: esta é a proposta deste programa, onde os participantes são confrontados com desafios de diferentes graus de dificuldade, e a maior parte das ações é realizada em ambientes naturais que proporcionam criatividade e melhoria das relações.

Os programas simulam o dia-a-dia dos gestores com maior realismo. As atividades acontecem em ambientes adversos onde fatores incontroláveis geram incertezas e riscos, exigindo dos participantes domínio pessoal para avaliar as diferentes situações e tomar decisões rápidas, de forma criativa e cooperativa. Em atividades como, acampamento, trilha orientada, rappel, rafting, entre outras, os participantes são expostos à teoria e a prática do trabalho de equipe e da prática da efetiva liderança.

Decidir em ambiente de incerteza e risco, avaliar problemas e analisar as melhores soluções, superar limites são alguns dos aprendizados obtidos no Dia de Sobrevivência.

Receita para o Sucesso

Através da interação dos participantes, elaborar uma refeição compartilhada que promovam a troca de informações e conhecimentos para a realização de um momento de socialização.

Divididos em grupos, os participantes têm responsabilidades diferentes, desde construir um ambiente de socialização até confeccionar uma bela refeição a todos. Serão fornecidos ingredientes, material, estrutura e acompanhamento profissional, da área gastronômica, para que a mesma possa ser realizada com sucesso.

Além de uma bela confraternização/integração entre os participantes, o programa proporciona resultados como um ambiente de cooperação e colaboração, processos mais organizados e uma melhor administração do tempo.

Construindo Jangada

O desafio é construir jangadas que deverão navegar, transportando os participantes. Programa realizado em etapas, desde a formação de equipes, negociação entre elas, até colocar as jangadas na água. Competição ou “Coopetição”? Esta é a principal reflexão deste programa, que oferece como resultados a prática de negociações ganha x ganha, o planejamento x execução e a construção de um ambiente de trabalho cooperativo.

Convivendo e Aprendendo

Um grande ambiente de aprendizagem, que favorece a liberdade de conversar, trocar informações e experiências e a oportunidade de aprender a aprender. Esta é a proposta do Convivendo e Aprendendo, um jogo de perguntas e respostas, que utiliza como base a metodologia experiencial e jogos de socialização.

Favorece o crescimento pessoal e aumenta a satisfação profissional, além de contribuir positivamente para o clima organizacional.
Disseminar a cultura da empresa, programas de qualidade, lançamento de campanhas internas, visando atingir todos os colaboradores, são alguns dos objetivos do jogo.

Investir no processo de mudança do colaborador é prioridade para sua socialização. Como fazer isso?
Oferecendo-lhe um espaço onde a aprendizagem possa ocorrer em encontros onde troca de experiências e de informações seja o mais importante no contexto deste projeto. Um espaço onde possa testar suas competências sem medo do fracasso ou erro, numa postura ativa e de intensa troca com o grupo. O conteúdo do jogo é formatado a partir das informações que a empresa deseja disseminar para a grande massa.

Construção do Totem

Trabalhar o conceito de equipes com base no conceito das tribos, fazendo analogias entre tribos indígenas e equipes de trabalhos. Fortalecer a identidade das equipes.

Os grupos deverão formar tribos e, a partir de material reciclado – papelão, garrafas pet, barbante, folhas secas, papeis coloridos, cola, as tribos deverão construir um totem, a partir do foco definido para o trabalho (poderão ser, por exemplo, valores da empresa, compromissos da área, metas de vendas).
Cada tribo constrói seu pedaço do totem, contando sua estória, suas crenças, seu grito de guerra e sua dança.
Ao final, as partes se juntam montando o Totem, com todo o seu significado e importância para as tribos.

Magia das Fitas

Sequência de movimentos, utilizando fitas especiais e coloridas, apropriadas para este tipo de trabalho.

Formato lúdico que busca, através de um material simples (fitas), fazer com que as pessoas explorem a sua imaginação, transformando o simples em aprendizagem.

Cada movimento, estará vinculado a elementos importantes para o desenvolvimento das pessoas, conforme o tema definido para o trabalho. Os participantes, que estarão divididos em pequenos grupos, ao final da sequência de movimentos, compartilharão suas reflexões em relação a experiência, possibilitando que o facilitador faça links com o dia a dia na empresa, gerando aprendizado.

Espetáculo

Os participantes como grandes protagonistas deste espetáculo. Com o conceito de darmos um “show”, os participantes tem como desafio construir um espetáculo a partir das características e habilidades identificadas pelo grupo.

Trabalhar o profissional como protagonista, um show de qualidade, trabalho em equipe e organização são alguns dos pontos de experiência e aprendizagem que este programa oferece.

SAIBA MAIS.
FALE CONOSCO